Quebras no forno de tempera de vidros
Por que o vidro quebra no forno de tempera?
O forno de tempera de vidro é um equipamento robusto, mas ao mesmo tempo sensível. Diversos fatores causam a quebra no forno de tempera, tais como: problemas no aquecimento, problemas no resfriamento, termopar e etc.
Aquecimento
O Principal vilão do aquecimento são as resistências e relés. Sabendo disso, alguns equipamentos têm monitoramento online de queima de relés e resistências. Para redução de custo, o forno de têmpera MAINZ foi criado com um procedimento inicial que realiza um teste antes da rotina de trabalho, teste esse com duração de cerca de 1 minuto, onde todos os elementos e relés são verificados. Se houver algum relé em curto, ou seja, relé que mantém energizada uma resistência mesmo sem ter acionado o próprio relé, o equipamento avisa o operador que existe um relé danificado. Quando o operador não se atenta ao processo, muitas vezes ocorre a queima de resistência ou relé e ao abastecer o forno, por consequência acontece a quebra de vidro na área defeituosa. O operador deve então observar o tempo que leva para alcançar as temperaturas. No forno de tempera de vidro MAINZ, utilizamos uma quantidade de termopares e resistências muito superior aos equipamentos disponíveis no mercado, resultando em um aquecimento mais preciso e diminuindo o consumo de energia, tornando assim, mais fácil a detecção deste tipo de falha durante o processo.
Os termopares também contribuem para a quebra de vidros no forno de tempera, um termopar defeituoso, mostra uma temperatura improcedente, ou seja, o vidro não alcança a temperatura correta, mas na leitura o termopar acusa que está ideal – conforme receita. O Termopar, não indica se está com defeito a não ser que haja um rompimento de sua junta bimetálica. Deve-se observar durante o ciclo se há algum termopar que não está alcançando a temperatura ou se está alcançando rápido demais.
Resfriamento
O resfriamento também pode ser o causador de quebra de vidros no forno de tempera. Problemas com o kevlar (corda que reveste os rolos), por diversas vezes faz com que o vidro se choque um com o outro, ocasionando a quebra. Um resfriamento não uniforme também é causador deste tipo de problema.
Receita e tempo de ciclo
Uma receita ruim causa quebras no forno de tempera, ao ser observado essa causa, deve-se ajustar o equipamento com cargas cheias, desta forma, o equipamento estará ajustado para o pior dos casos, em que é necessário maior quantidade de calor para aquecer o vidro.
Vimos que para evitar quebras no forno de tempera de vidro, vários fatores devem ser observados, como: manter relés em pleno funcionamento, verificar diariamente se há resistências defeituosas, manter o resfriamento limpo, averiguar o revestimento de kevlar dos roletes do resfriamento, trocar os termopares quando necessário evitando coloca-los em by pass e acompanhar o processo buscando aprimorar as receitas existentes ajustando-a conforme necessidade.