Cuidados com os roletes cerâmicos do forno de tempera

Você conhece os cuidados que os rolos cerâmicos do Forno de Têmpera devem ter?

Os rolos cerâmicos são itens extremamente frágeis, nesse artigo falaremos um pouco mais dos cuidados e ações sobre eles:

Limpeza

A limpeza dos rolos cerâmicos do forno de têmpera deve ser realizada com um pano macio e água desmineralizada, para que não haja agressão sob sua superfície.

Em casos em que ocorram a quebra do vidro dentro do forno de têmpera, o operador deve seguir com outro procedimento de limpeza um pouco mais intensa, devendo utilizar a lixa grão 600 para limpar a superfície do rolo em movimentos lineares, posteriormente realizar esse mesmo processo com a lixa d’agua grão 1200, finalizando com a limpeza simples de água desmineralizada e o pano macio.

Queda de energia

Muitos têm dúvidas do que acontece com o rolete cerâmico quando a energia acaba e o vidro ainda está dentro do forno de têmpera. Existem estudos que o rolete pode vir sim a empenar, pois os antigos fornos de têmpera não possuem a tração de emergência que mantém o rolete girando, tendo a função de expulsar o vidro que não deve ficar dentro do forno na temperatura de 650°C.

Suponhamos que em um dia de produção houve queda de energia elétrica com o vidro dentro da parte de aquecimento do forno de têmpera e o operador não se atentou, fazendo com que o vidro cole no rolete cerâmico.

Para que seja possível a recuperação desses roletes, deve-se despejar uma pequena quantidade de água com o máximo de cuidado somente sobre o vidro, fazendo com que ele estilhace e caia na tela de inox, essa ação deve ser tomada de forma mais rápida possível. Atenção, caso a água caia sobre o rolete, haverá perigo do rolo cerâmico trincar.

Recomenda-se muita atenção em relação aos sistemas de proteção dos roletes (tracionamento de emergência), como fabricantes de fornos de têmpera de vidro, a MAINZ MAQUINAS indica que o sistema deve ser testado todos os dias ao final do expediente, garantido que o sistema estará totalmente operante em casos de queda de energia elétrica.

Posso abrir o forno de tempera de vidro quando ele está quente?

O vidro enroscou dentro do forno, posso abrir o forno de tempera?

Ao contrário da orientação dos fabricantes de roletes cerâmicos, é possível sim abrir o forno durante o processo.

Em todos os anos de assistência técnica prestada pela MAINZ MAQUINAS, nos deparamos com vários clientes que precisaram abrir o forno de têmpera de vidro durante o processo de aquecimento.

Mas atenção!

Certifique-se de desligar o forno de têmpera de vidro. Quando aberto, o calor pode escapar pelas laterais, derretendo pintura, danificando cabos, calhas e sensores próximos.

PROTEÇÃO DE ROLETES

Como realizar a proteção dos roletes cerâmicos do forno de têmpera de vidro?

A maioria dos fabricantes exigem o uso de DIOXIDO DE ENXOFRE, por se tratar de um gás extremamente perigoso, podemos substitui-lo por pó de enxofre, que geralmente é encontrado como adubo em casas de jardinagem.

Aplica-se esse pó sobre algumas peças de vidro espalhadas pelo forno de têmpera de vidro, o forno deve ficar oscilando (movimento de avançar e recuar durante o ciclo) isso fará com que o dióxido queime na célula de aquecimento. Criando uma camada de proteção na superfície dos rolos.

Atenção: É aconselhável que esse processo seja realizado fora do horário de expediente, pois exala odor e fumaça que podem ser nocivos.

Os vidros utilizados devem ser descartados, pois sairão manchados e sem valor comercial.

Conte com a Mainz para mais dicas de como cuidar dos seus equipamentos e manter sua Têmpera de vidros em dia.

Mainz Máquinas - Copyright © 2022 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Bravo Bird - Negócios Digitais